Selecionar quem pode ou não visualizar determinados dados, quais deles aparecerão para toda a empresa e gerir todos esses dados pode parecer uma tarefa complicada para uma empresa administrar com eficiência e agilidade. No entanto, a Salestime considera essa função crucial para aumentar o desempenho das vendas de sua empresa.


Por isso, construímos nosso sistema de visualização com 3 regras principais que determinam quais registros serão listados em cada tela de acordo com a visibilidade do registro, tipo de usuário e função do usuário dentro de seu time.



Regra de visualização por registro:


Tanto no cadastro de oportunidade, como no de organização e no de pessoas existe um campo chamado “Quem visualiza?” onde o usuário determinará o a privacidade daquele registro.


Trata-se de um campo de seleção que possui duas opções:


  • Toda empresa: o registro marcado com esta opção ficará visível para todos os usuários ativos da sua empresa.
  • Proprietário: o registro marcado com esta opção ficará visível para o usuário definido como proprietário, ou seja, responsável do registro e para usuários do tipo Administrador. Além disso, caso o usuário proprietário seja parte de um time cadastrado no sistema, os gestores daquele time também poderão visualizar o registro.


Regra de visualização por tipo de usuário:


Quando um usuário é criado, é necessário selecionar uma categoria administrativa para que o sistema possa validar suas permissões e regras de visualização. Hoje, a Salestime possui duas categorias pré-definidas de usuários, sendo que uma delas é editável, que controlam essas validações, são elas: Adminstrador e Vendedor.


Administrador: é o usuário que possui acesso total ao sistema. Ou seja, possui permissões para fazer qualquer alteração e deleção dentro de sua empresa. Além disso, um usuário administrador pode visualizar todos os registros do sistema. Por esses motivos, recomendamos que esta pessoa seja alguém responsável para organizar e ajustar o sistema.


O usuário administrador deve ser o responsável por configurar os parâmetros da empresa como:

  • Cadastrar e editar os funis de vendas;
  • Cadastrar os motivos de perda e ganho das oportunidades;
  • Cadastrar os novos usuários; e
  • Determinar as permissões de acesso dos usuários do tipo Vendedor.


Vendedor: é o usuário que precisa de permissões para conseguir acessar e alterar os dados do sistema. Um usuário do tipo vendedor visualizará somente os registros que ele está associado como proprietário, ou que se encaixam na regra de visualização de times. 

Para editar as permissões de um Vendedor, entre em Configurações → Gerenciar usuários → Permissões. Lembrando que somente o administrador terá acesso a esta página.





Regra de visualização do time:


Ao cadastrar usuários em um time, informaremos o tipo de função que aquele usuário exercerá dentro do mesmo. Essa subdivisão do sistema permite que usuários gestores tenham visibilidade dos registros dos vendedores de seu time. Portanto, a subdivisão amplia as regras de visualização dos usuários envolvidos em equipes para as seguintes:


Gestores: Usuários atribuídos como gestores podem visualizar todas as organizações, pessoas, oportunidades e atividades dos membros de seu time, além dos registros que se encaixam nas outras regras de visualização.


Vendedores: Usuários atribuídos como vendedores conseguem visualizar apenas os dados em que ele é proprietário, além dos registros que se encaixam nas outras regras de visualização.