Conceito:


Como anda o desempenho da equipe de vendas? Se você não está medindo seus resultados, não será possível melhorá-los. Embora metrificar seja importante em qualquer aspecto da empresa, na área comercial existe uma simpatia maior. Pois, é dali que vem o dinheiro. Por isso, é importante acompanhar algumas métricas de vendas que auxiliam no gerenciamento das vendas da empresa. 


Entenda a leitura de cada indicador e gráfico:

Oportunidades Criadas:

Oportunidades abertas em um determinado período. Auxilia a equipe a identificar problemas na geração de leads.

Oportunidades Perdidas:

Oportunidades que não foram fechadas em um determinado período. Auxilia a equipe a identificar possíveis falhas na Qualificação ou Negociação de oportunidades.

Oportunidades Ganhas:

Oportunidades que fecharam negócio. Ou seja, o cliente comprou seu produto. Esse indicador analisado junto com o de Oportunidades Criadas auxilia a equipe para entender a taxa de conversão de negócios. Em outras palavras, de cada X oportunidades, quantas viram negócios?

Oportunidades sem atividades:

O sucesso de uma oportunidade está no processo de vendas. As atividades são a base para que o vendedor siga o processo. Esse indicador auxilia a equipe a mensurar quantas oportunidades estão sem atividades cadastradas. Ou seja, oportunidades sem atividades reduzem as chances do vendedor ganha-las.

Pessoas Criadas:

Número de pessoas cadastradas em um determinado período. Auxilia a equipe identificar se o time de inteligência comercial está buscando novas pessoas para entrar no processo de vendas.

Organizações Criadas:

Número de organizações cadastradas em um determinado período. Auxilia a equipe identificar se o time de inteligência comercial está buscando novas organizações para entrar no processo de vendas.

Distribuição de vendas:

O gráfico de distribuição de vendas permite a equipe visualizar em qual etapa do funil de vendas as oportunidades estão concentradas. Através do gráfico é possível identificar se será preciso aumentar o número de oportunidades criadas, ou se será preciso realizar um trabalho para fechar mais oportunidades.

Funil de vendas:

O gráfico de funil de vendas é utilizado para medir a taxa de conversão de oportunidades por etapa do processo. Através do gráfico é possível identificar se está ocorrendo algum problema em determinada etapa. 

Atividades:

Os indicadores de atividades mostram o número de atividade criadas, finalizadas e pendentes. 

Oportunidades ganhas por motivo:

O gráfico de oportunidades ganhas por motivo é utilizado para representar os motivos, pelos quais, sua equipe mais ganha as oportunidades. Com essa informação, sua equipe pode focar em ações que geram mais negócios.

Oportunidades perdidas por motivo:

O gráfico de oportunidades perdidas por motivo é utilizado para representar os motivos, pelos quais, sua equipe mais perde as oportunidades. Com essa informação, sua equipe pode focar em ações para reverter as perdas.